Jovens revelando amigo secreto!

Jovens revelando amigo secreto!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Vara de amendoeira e a Panela ao fogo O chamado de Jeremias

Vara de amendoeira e a Panela ao fogo
O chamado de Jeremias
Jr 1
Introdução Jr 1.1-13
Jr 1.1: Palavras de Jeremias, filho de
Hilquias, um dos sacerdotes que estavam
em Anatote, na terra de Benjamim.
Ø Cerca do séc. VI a.C. (640 a.C.)
Ø Sacerdote, originário de Anatote
(Benjamin), e foi para Jerusalém
Ø Filho de Hilquias
Ø Ministrou 60 anos após a morte de Isaías, por 40 anos de ministério.

Ø Relacionamento com 5 reis: Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias.

Deus nos conhece seus escolhidos antes do nascimento
5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, ...
João 1:45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.
46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.
47 Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!
48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
49 Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!
50 Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás

Ef 1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade;
5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
IITss 2. 13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,

“Se a doutrina da Predestinação é verdade, como pode a Bíblia efetivar uma oferta sincera de salvação a todos, e como podemos nós, também, oferecê-la a todos os homens?”
Resposta — Temos que nos lembrar que não sabemos quais são os Predestinados. Nossa missão não é a de Pesquisadores de Predestinados, mas a de DECLARADORES DA VERDADE. A conversão e a chamada eficaz pertencem ao Espírito Santo. Deus nos conclama a declarar a verdade a todos. Mesmo que houvesse a certeza da rejeição, não estaria eliminada a necessidade da pregação. Isaías 1.18-19 (“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã; Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra”) é um exemplo da chamada universal ao arrependimento. Temos também Isaías 6.9-13, onde Deus manda Isaías realizar o chamado amplo, mas, ao mesmo tempo, já revela ao pregador que haverá uma rejeição operada pelo próprio Deus. Isaías chega quase ao desespero: “Então disse eu: Até quando, Senhor?” Em essência, Deus responde: cumpra sua missão, até que meus propósitos sejam cumpridos.
Corre o risco de um eleito perder o direito de eleição por negligencia ? sim !
Jô 1:11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Malaquias 1:2 Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? —disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó,
Malaquias 1:3 porém aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos chacais do deserto.
Hebreus 12:16 nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.

Deus consagra seus escolhidos antes do nascimento
... e, antes que saísses da madre, te consagrei, ...
Romanos 1:1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
-------------------------------------------------------------------------------------------
Gálatas 1:15 Mas quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,

Deus tem propósitos definidos seus escolhidos antes do
nascimento
... e te constituí profeta às nações.
Gálatas 1:16 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue,

. “A Predestinação é incoerente com o livre arbítrio do homem e com a responsabilidade moral deste, para com as suas ações.”

RESPOSTA :
A soberania e onipotência de Deus são manifestadas na maneira como Ele opera: trabalhando através da vontade do homem, e não contra ela. É assim que temos essa verdade expressa em Fl 2.12-13: “De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.

Deus chama pessoas que sabem que são limitadas
6 Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
Êxodo 4:1 ENTÃO respondeu Moisés, e disse: Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu.
Êxodo 4:10 Então disse Moisés ao Senhor; Ah! Senhor! eu não sou homem eloqüente nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua.
Êxodo 4:11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Êxodo 4:12 Vai pois agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar.

Deus chama pessoas para irem à pessoas
7a Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te
enviar irás;

Josué 24:5 Então, enviei Moisés e Arão e feri o Egito com o que fiz no meio dele; e, depois, vos tirei de lá.
...
O segredo do chamado é sua presença
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Atos 2:28 Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença. [ diante a tua face ]
Josué 1:9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Deus nos chama para falar o que ele quer falar
7b ... e tudo quanto eu te mandar falarás.
9 Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua
boca as minhas palavras.
17 Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes
diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença.

Êxodo 7:1 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.
Êxodo 7:2 Tu falarás tudo o que eu te ordenar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, para que deixe ir da sua terra os filhos de Israel.


è Toque na boca = Experiência com Deus (Isaías 6.7-7).
Is 55.10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam,
sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao
semeador e pão ao que come,
11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará
o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.






Deus chama para antes de plantar, destruir!
10 Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para
destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
Isaías 10.27 Acontecerá, naquele dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo,
do teu pescoço, jugo que será despedaçado por causa da unção.
Amós 9:11 Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade;



Deus chama pessoas com urgência, sem adiamentos
11 Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de
amendoeira.
12 Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
èVara: Representa julgamento divino.
èAmendoeira: “Árvore da Vigilância” = Acorda do inverno mais rapidamente que todas as
árvores (floresce em janeiro e frutifica em março). Rapidez do movimento de Deus.
èAmendoeira: do hebraico, saqueq, que significa “despertar”
èVara de Amendoeira de Aarão: Nm 17.1-10:

BROTOU! (logo depois da terra engolir
Coré e os seus)

Deus chama para a guerra
13 Outra vez, me veio a palavra do Senhor, dizendo: Que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao
fogo, cuja boca se inclina do Norte.
14 Disse-me o Senhor: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra.
15 Pois eis que convoco todas as tribos dos reinos do Norte, diz o Senhor; e virão, e cada reino
porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e contra todos os seus muros em redor e contra
todas as cidades de Judá.
èPanela ao fogo: Água fervendo inclinada para o norte indo derramar-se no sul = A invasão
da Babilônia
Deus chama para levar a mensagem de arrependimento
16 Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia
deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das
suas próprias mãos.









Nossa segurança está em Deus
18 Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo.

èCidade fortificada: Proteção
èColuna de ferro: Colunas sustentam a casa para que esta não caia
èMuros de bronze: não de tijolo: ou seja, impenetrável (brechas fechadas).
Conclusão: Aquele que nos chamou garante a vitória!
19 Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.
45:8 – A causa final era Deus: “Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito”.
50:20 – O Plano soberano de Deus contemplava o bem, como resultado final: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida”.
Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Precisamos lutar com todas as forças pois o Senhor poderá com certeza nos envolver em seu plano maravilhoso de salvação devemos sempre declarar como Rute que apesar de ser moabita encontrou graça diante de Deus por sua declaração Rute 1:16 Davi desse que um coração contrito este deus não rejeita Jesus disse: todo aquele que vir a mim de maneira nenhuma o lançarei fora emais que todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crerem no seu nome


Pastor : PAULO DE OLIVEIRA jd Goiano Igreja o Brasil p/ Cristo

Um comentário:

Unknown disse...

Vejam este outro video sobre esta mesma profecia "A vara e a panela"
https://youtu.be/lVeNmLEd3YI