Jovens revelando amigo secreto!

Jovens revelando amigo secreto!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

cinco licoes com duas vacas filiteias

1º Samuel 6
Introdução
Leitura inicial: 1Sm 6.1-3
· Quando os filisteus raptaram a Arca da Aliança, receberam juntamente com estas
úlceras, pragas e toda sorte de moléstia.
· Além disso, Deus humilhou sua divindade, Dagom, quebrando sua estátua,
despedaçando seus braços e cabeça (1Sm 5.1-12).
· Assim, desejaram devolver a Arca para terminar com a praga sobre aquele povo. Com
isso, pegam duas vacas para conduzir a Arca de volta à Israel, da qual retiraremos cinco
preciosas lições.

1º: Lição: A lição da Renúncia
1Sm 6.7,10
“Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas com crias, sobre as quais não se pôs ainda
jugo, e atai-as ao carro; seus bezerros, levá-los-eis para casa ... 10 Assim fizeram aqueles homens,
e tomaram duas vacas com crias, e as ataram ao carro, e os seus bezerros encerraram em casa”
Sem renúncia não há vida eterna:
“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois
quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará” (Lc
9.23-24)
Lucas 14:26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o
mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6.14)

2º :Lição: A lição da Perseverança
1Sm 6.8
“Então, tomai a arca do Senhor, e ponde-a sobre o carro, e metei num cofre, ao seu lado, as
figuras de ouro que lhe haveis de entregar como oferta pela culpa; e deixai-a ir”
Romanos 5:3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
Hebreus 10:36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

· Além do peso do carro, que nunca carregaram na vida, aquelas vacas carregaram a
Arca e, além dela, um cofre.
· O crente fiel, apesar de suas lutas, carrega em si o precioso e eterno peso da glória
de Cristo:

(2Co 4.16-18)

“Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa,
contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea
tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós
nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se
não vêem são eternas.”


3º :Lição: A lição do Testemunho das “Boas Novas”
1Sm 6.13
“Andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale e, levantando os olhos, viram a arca;
e, vendo-a, se alegraram”
O Evangelho é “boas novas” de grande alegria:
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas
aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos
cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da
vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto
uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória”
(Is 61.1-3)

4º :Lição: A lição da Direção
1Sm 6.12
“As vacas se encaminharam diretamente para Bete-Semes e, andando e berrando, seguiam sempre
por esse mesmo caminho, sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda; os
príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao território de Bete-Semes”
As vacas não conheciam o caminho, mas acertaram o rumo, pois Deus as guiava:
“refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Sl 23.3)
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8.14)
5º : Lição: A lição do Sacrifício
1Sm 6.14
“O carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali, onde havia uma grande pedra;
fenderam a madeira do carro e ofereceram as vacas ao Senhor, em holocausto”
Nossa vida pertence à Jesus, completamente:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício
vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1)
“Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé,
alegro-me e, com todos vós, me congratulo” (Fp 2.17)
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios
que confessam o seu nome.” (Hb 13.15)

Nenhum comentário: