Jovens revelando amigo secreto!

Jovens revelando amigo secreto!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Madeira de Acácia

Madeira de Acácia

Êxodo 25:10,11 e Hebreus 9:3,4.
Também farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e de um côvado e meio, a altura. 11 De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora a cobrirás e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor. Êxodo 25:10-11

por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, 4 ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança; Hebreus 9:3-4
DEUS É CRITERIOSO:
Deus não é somente um Deus criterioso, Ele é bom, justo e trabalha de uma forma tão perfeita que jamais poderemos compreender, mas aquilo que podemos agora compreender, sabemos e desfrutamos das maravilhas que Ele tem para as nossas vidas.
O critério usado pelo Senhor para especificar a forma correta de confecção da Arca da Aliança é a prova disso tudo. Ele manda com que Moisés e Arão construam a Arca e dá detalhes para esta confecção, vejamos a seguir:
· MADEIRA DE ACÁCIA:
Não poderia ser qualquer madeira, tinha que ser Acácia. Esta madeira tinha algumas peculiaridades que com certeza chamaram a atenção de Deus.
1º - Ela era extremamente mole, não era dura como o ipê, ou como a aroeira, poderia desta forma ser moldada facilmente.
2º - Tinha um perfume gostoso, não era mal cheirosa como a imbuía ou como o jatobá e em
3º - lugar a Acácia era também uma madeira que expelia dela mesma um óleo que poderia de fazer essências aromáticas.
Preste bem atenção nisso, ela era MOLE (FÁCIL DE SER MOLDADA), CHEIROSA (PERFUMADA) e expelia um ÓLEO PERFUMADO (ÓLEO, AZEITE)

· MOLDADA COM OURO PURO DE DENTRO PARA FORA:
A ordem foi clara, após o término da confecção da caixa de madeira de acácia, seria necessário moldá-la de ouro (o mais puro e nobre dos metais) e este trabalho não poderia ser de qualquer jeito, teria que ser... "DE DENTRO PARA FORA".

· ILUSTRANDO ISSO EM NÓS...
Gosto muito de dizer a Igreja que somos um vaso em construção, porque não dizer que somos uma caixa (Arca) em construção!!!
Deus mandou que fosse escolhido madeiras especiais para a construção da Arca. Deus escolheu a você que é uma pessoa especial, mas de nós Ele requer algumas peculiaridades também, Ele quer que sejamos extremamente moldáveis, Ele quer que exalemos um perfume gostoso (não cheiro de pecado), Ele quer que expelimos óleo (tenhamos unção). Se assim formos, com certeza seremos pessoas tratáveis que tem condição de realizar a obra de Deus na terra.
NÃO DEIXANDO VAZIA A ARCA FEITA DE MADEIRA DE ACÁCIA:
No texto de Hebreus, o escritor afirma que havia dentro da Caixa feita com Madeira de Acácia, 3 coisas, à saber:
1. Vaso de ouro que continha o Maná;
2. A vara de Arão que tinha brotado, e
3. E as tábuas da Aliança.
Vamos por parte...:

O MANÁ... fora enviado ao povo Hebreu pelo próprio Deus, em um momento difícil, quando eles estavam passando fome no deserto, isso significa... PROVIDÊNCIA DIVINA.

A VARA DE ARÃO QUE FLORESCEU... em um momento de disputa e indecisão, Deus prova sua escolha à outros 11 homens, dizendo com este ato: "Arão é o meu escolhido... é ele que Eu quero como sacerdote...!!!"
Era muito cacique e pouco índio, então Deus dá um basta nisso e só a vara de Arão floresce, isso significa... SOU UM ESCOLHIDO DE DEUS.

AS TÁBUAS DA ALIANÇA... fora dada ao povo através de Moisés, também pelo Senhor, no monte Sinai. Nelas continham A PALAVRA DE DEUS. Então as Tábuas da Aliança dentro da Caixa, significa... A PALAVRA DE DEUS.

PARA ENTENDER... Nós somos a Caixa (arca), mas precisamos ser confeccionados de madeira de acácia, que é moldável, perfumada e expelir óleo. Precisamos ser todos os dias pessoas tratáveis, totalmente submissas e verdadeiras ovelhas, o crente que é feito de madeira de acácia, ele se deixa tratar pelo Senhor e por sua liderança. O perfume de Cristo precisa estar em nós, não podemos nos apresentar com outro cheiro, senão o de Cristo que é de um aroma maravilhoso, não podemos estar cheirando à pecado, lembre-se que somos ovelhas e a ovelha também conhece seu filho pelo cheiro. Expelir óleo significa ter unção, quantos ministros hoje tem pensado erroneamente que ter unção é pular e gritar e se esquecem que ter unção é curar os enfermos, libertar os cativos, realizar com afinco e coragem a obra de Deus e principalmente dar alimento sólido e sadio à todo povo de Deus na Igreja, ter unção é poder realizar as mesmas obras que Jesus realizou e realizá-las melhor ainda.

MAS A CAIXA (ARCA) NÃO PODERIA FICAR VAZIA!!!

Deus ordenou que preenchesse a Arca com algumas coisas, vejamos:

1º - Era preciso que a arca fosse forrada de ouro puro de dentro para fora. Se você se considera esta arca, entenda isso. O tratamento de Deus na sua vida começará de dentro para fora, Ele irá tirar, mágoas, ódio, rancores e ressentimentos e irá curar sua alma, vai tirar de sobre sua alma este domínio do pecado que faz com que sintas vontade de pecar todos os dias, que faz com que você sinta vontade de cometer coisas que eram comuns em sua vida no passado. Como eu disse o tratamento virá de dentro para fora, serás todo forrado de ouro, depois que o Senhor tirar de sua vida todas essas imundícias, Ele irá te cobrir com nobreza e pureza (ouro-nobre e puro).

2º - Era também necessário que colocasse-se dentro da Arca 3 coisas e a primeira delas foi o VASO DE OURO CONTENDO DENTRO UM POUCO DE MANÁ. O maná havia sido enviado ao povo por Deus num momento difícil no deserto, era a providência d'Ele para aquele povo. Precisamos ter dentro de nós MANÁ que significa providência divina, nos momentos difíceis e apertados de sua vida, Deus se fará presente e você irá lembrar que Ele é o Deus da providência, que Ele é o seu Pastor e assim sendo, nada irá te faltar, creia nisso, tenha MANÁ em ti.

3º - Depois Deus mandou que se colocasse dentro da Arca, a VARA DE ARÃO QUE FLORESCEU. Todos os homens das tribos estavam indignados porque pensavam eles também poderem ser Sacerdotes assim como Arão o era. Era muito cacique pra pouco índio. Então Deus manda que cada um deles coloque um cajado em um canto do tabernáculo e no outro dia voltassem para buscar, aconteceu que somente o cajado de Arão floresceu, brotou ramos verdes e deu flores vivas e bonitas. Isso significava diretamente que Deus havia escolhido Arão e pronto... isso significa QUE ARÃO ERA O ESCOLHIDO DE DEUS. Nas suas crises existenciais e de identidade, lembre-se de que Deus te chamou dentre muitos, Ele te escolheu a dedo e você não precisa ficar dando explicações para o inferno, tampouco à outros que invejosamente querem tomar seu lugar, tome posse desta palavra e segure o cajado que o Senhor fez florescer em sua vida.

4º - E por último, Deus mandou colocar dentro da caixa, as TABUAS DA ALIANÇA, estas que eram os 10 mandamentos, mas que na verdade expressa à todo aquele povo que a PALAVRA DE DEUS estava no meio deles, ou seja, estava com eles. Então nos momentos de angústia, de doença e de morte, eles não se desesperavam, pelo contrário, lembravam que dentro da caixa havia a palavra de Deus e por esta palavra, criam na cura, na libertação, e no renovo, criam que Deus estava com eles e que iria o Senhor ajudá-los a vencer todos os obstáculos de suas vidas. Tenha em você a palavra de Deus, nela há inúmeras promessas para a sua vida que se você fizer jus em conhecê-las, certamente irá ter uma vida diferente, desde então.

Seja Um Crente Madeira de Acácia...
Seja Moldável, tratável
Tenha em si o perfume do Senhor Jesus (santidade)
Expila óleo, tenha unção na sua vida

Não ande vazio...
Seja todo forrado de ouro de dentro para fora (nobreza e pureza)
Tenha em si o Maná (certeza que Deus providenciará tudo)
Tenha em si a Vara Florescida (Certeza que és um escolhido de Deus)
Tenha em si as Tábuas da Aliança (A palavra de Deus em sua Vida)

Enfim...
Se tu uma bênção!!!
Deus abençoe à todos
Pastor Paulo de oliveira
Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo de Anápolis Goiás

Um comentário:

denise disse...

pastor paulo de anapolis goias, gostei muito do seu comentario sobre a madeira de acacia,pois fez uma grande diferença na minha vida nunca vi ninguem demostrar a palavra de Deus dessa forma,pois procurava sobre a vara de arao que floresceu para mim foi de grande valia essa mensagem, pois tambem tenho o chamado de pregar a palavra de Deus,que Deus possa te abençoar muito.obrigado,sou denise do rio de janeiro,itaguai