Jovens revelando amigo secreto!

Jovens revelando amigo secreto!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Flexibilidade cristã

Flexibilidade cristã
Uma vida de quem tem a consciência que é vaso de barro.

Texto base : Ezequiel 36:26-27-26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Jr 23:2929 Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?

O principio da ação do SENHOR é a sua palavra pois ela da legalidade a sua ação para o serviço sagrado .

Em Jeremias capitulo 18:2-6 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.
3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.
4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.
5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
a ação de Deus no homem o leva a ser barro moldável para a obra onde irá operar segundo seu bem parecer, e é nesta base que começa a flexibilidade cristã .

Cristo flexibiliza uma situação de grande agravo não tendo amor nenhum pelo pecado, mas amando exageradamente o pecador.em João 8:3-11- 3 Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos,
4 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
5 E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.
7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.
8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.
10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.
neste trabalho o Senhor flexibiliza o interior e o exterior .
IMPORTANTE: a misericórdia é o 1ª passo para nos tornarmos flexíveis. Em Mateus 5: 7,9 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

A lição da misericórdia, ou melhor mais que uma lição é lei pois a misericórdia triunfa do juízo. Esta lição fica bem clara quando o pai do pródigo o recebe sem qualquer reprovação Lucas 15:28-32 28 Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo.
29 Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos;
30 vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.
31 Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.
32 Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.quanto ao irmão ficou entre linhas dito: seja flexível com teu irmão.O trabalho da flexibilidade é de Deus em nós, ele mostra que é bom pai, perdoando o incauto jovem, e pede para cada um de nós fazermos o mesmo.
Em 1ª Co 9:18-23 18 Nesse caso, qual é o meu galardão? É que, evangelizando, proponha, de graça, o evangelho, para não me valer do direito que ele me dá.
19 Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.
20 Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei.
21 Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.
22 Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.
23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
O apostolo Paulo sabia que isto era de grande importância a irrelevância ou falta de flexibilidade pode levar uma pessoa a não compreender o propósito de Deus em meio as dificuldades.
Na flexibilidade cristã e visto a nossa conversão
Mt 5:41,44,48- 41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.
44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Em 1ª Ts 5:14-15 - 14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.
15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.
leva nos a crermos que Deus não faz nada errado e em tudo nos prova , e depois de provados em tudo nos aprova Ap 3:10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
No livro de Malaquias temos um exemplo de inflexibilidade seguido de outro exemplo de flexibilidade Ml 3:14-15 14 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
15 Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.neste relato eles estavam inchados e inflexíveis talvez mostrando ao senhor razões pra justificarem sua dura cerviz.
Nos versículos seguintes há uma gama de outras pessoas servos de Deus que sabem estar dispostos a se curvarem diante do Senhor e da sociedade mesmo negando a si mesmo desejam ser flexíveis em todas as situações
Ml 3:16-18-16 Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.
17 Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.
18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.
______ “Carro do crente tem que ter marcha ré “ ______
Seja um crente flexível
Em 1ª Crônicas 7:14 O Senhor promete abençoar um povo seu que se chama pelo seu nome dês de que este povo se torne um povo flexível
A oração de um crente flexível é bem conhecida pois este crente se amolda a vontade de Deus e entrega seus cuidados e preocupações nas mãos do Senhor devíamos orar como Habacuque 3:16-19
16 Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete.
17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.
19 O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. A o mestre de canto. Para instrumentos de cordas.
Quando somos flexíveis podemos contar com a misericórdia pois ela triunfa do juízo mesmo na ira o Senhor nosso Deus se lembra dela Romanos 11:25-32 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.
26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades.
27 Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.
28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas;
29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles,
31 assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida.
32 Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos
.Talvez essa passagem de romanos sirva para de alguma forma entendermos como a misericórdia do senhor sobre nós culminará para sermos flexíveis não com o pecado mas com situações onde muitas vezes nos armamos de pedras para atirarmos em nossos semelhantes não entendendo que conosco o Senhor usou de misericórdia para que também nós usemos de misericórdia com nosso semelhante o nosso crescimento espiritual se dará com grande desenvolvimento nós nos tornarmos mais flexíveis.
Romanos 12:2 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. O mundo é duro e cruel mas nós seremos moldados ao Senhor experimentando a sua vontade 2ªCo 2:9-11,17- 9 E foi por isso também que vos escrevi, para ter prova de que, em tudo, sois obedientes.
10 A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo;
11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.
17 Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.
O Paulo mostra pessoas obedientes amáveis compromissadas com o reino de Deus prontas para abraçarem o irmão por mais errado que este irmão tenha andado como o pai o acolheu nos o acolheremos também
Romanos 2:5-10 5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:
7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;
8 mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.
9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;
10 glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.
Diante de alertas tão fortes como este precisaremos sem duvida passar a ver se em nós há flexibilidade ou intransigência flexibilidade irrelevância, Senhor está disposto a mudar o nosso coração.

Pr. Paulo de Oliveira.

Nenhum comentário: