Jovens revelando amigo secreto!

Jovens revelando amigo secreto!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Quatro cálices a preparacao para o calvario

A Grande Preparação da Páscoa 4 cálices
“Porventura o cálice de benção, que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O Pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?” 1Co.10: 16

Romanos 6:19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.
Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
• Os atletas se preparavam para as competições, e até se privavam de coisas que eram lícitas. 1Co.9: 25 – “ Todo aquele que luta, de tudo se abstém.”
• Os judeus se preparavam, minuciosamente, para a grande festa da Páscoa. Tiravam todo fermento antigo das suas casas. Isto era um ato exterior.
• Os crentes, também, se preparam:
Nenhuma pendência.
Corações limpos, livres de toda espécie de fermento: ressentimentos – mágoas – amarguras e etc.
É necessário se apresentar diante de Deus, com mãos limpas, sem ira e contenda; este é um ato interior. Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

O primeiro cálice é servido – O primeiro cálice de vinho, o cálice “da santificação” (Quiddush), é servido da mesma grande jarra que está na mesa diante do Dirigente, sendo o vinho distribuído a todos os presentes
“Hagada”, O relato da Saída do Egipto
2ª cálice é servido – Um segundo cálice de vinho, o cálice “da Redenção”, também chamado cálice da “Hagadá”, é servido.
Efésios 1:7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,
Hebreus 9:12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
Colossenses 1:14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.


3 ª cálice o cálice da dor do sofrimento da tribulação
Mateus 26:39
Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
Romanos 5:3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

Romanos 5:3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

2 Coríntios 1:4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

Ao fim da ceia, Jesus, sabendo que ia reconciliar todas as coisas pelo Sangue a ser derramado na Cruz, tomou o CÁLICE com vinho. Ele vos deu graças novamente e passou o CÁLICE a seus amigos dizendo: TOMAI, TODOS E BEBEI, ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR TODOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM.

O quarto cálice é servido – Servem-se pela última vez os cálices. É o quarto cálice ritual, chamado cálice “da aceitação” (cf. Ex 6, 7: Deus nos assume como seu povo). Todos se levantam, erguem os cálices e dizem: ( benção )
Deuteronômio 11:26 Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:
Deuteronômio 11:27 a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno;
Deuteronômio 11:29 Quando, porém, o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal.

1 Pedro 3:9 não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.

Nenhum comentário: