Jovens revelando amigo secreto!

Jovens revelando amigo secreto!

sábado, 27 de novembro de 2010

As bênçãos da contemplação

As bênçãos da contemplação

ONDE ESTÁ A BÊNÇÃO?
Salmo 103

1. INTRODUÇÃO

Estamos aqui, e temos estado, para sermos abençoados por Deus. A busca da bênção de Deus é uma constante em nossas vidas. Que seja sempre assim.
No entanto, o texto que lemos (salmo 103) nos diz que devemos abençoar a Deus. A expressão-chave é “bendize, oh minha alma, ao Senhor”, que podemos passar para “abençoa, oh minha alma, ao Senhor”.

O salmo 103 é um convite a que se bendiga a Deus por sua misericórdia, manifesta em benefícios testemunhados pelos seus filhos. O convite é dirigido a cada um de nós em particular

Salmos 103

[Salmo de Davi] Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,

Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,

Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

(1-5)

, a todos os que o temem (6-18) O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos.

Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.

Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.

Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira.

Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.

Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.

Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem.

Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.

Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. 6 ao 18

Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido.

Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;

Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.

e ao cosmo inteiro (19-22).

19 O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.

22 Bendizei ao SENHOR, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio; bendize, ó minha alma, ao SENHOR.
Hoje este salmo nos servirá para considerarmos a natureza da bênção de Deus. Quando Ele nos abençoa?


2. SOMOS ABENÇOADOS POR DEUS QUANDO NÓS O ABENÇOAMOS EM RESPOSTA AOS SEUS BENEFÍCIOS (1,2, 20-22)

Pedir a bênção de Deus é uma atitude própria dos homens. A bênção de Deus é uma decorrência do seu caráter.

2.1. Quando o salmista nos conclama a bendizer a Deus, está pedindo uma resposta. Nossa religião é uma resposta; foi Deus quem tomou a iniciativa de nos amar (1Jo 4.19). Bendizer a Deus é, em si, uma bênção de Deus. Esta é a primeira das bênçãos. Nós não o faríamos, se não fôssemos abençoados primeiramente por ele.

2.2. Quando o salmista reforça o convite (“tudo o que há em mim”), insiste que esta bênção deve envolver a totalidade do nosso ser e não apenas alguma de suas dimensões. A contemplação de seus benefícios nos permite ficar em silêncio ou circunscrever o louvor ao tempo em que estamos no culto. Nossa bênção a Deus é fruto de um desejo interno profundo.
É verdade, como escreveu Agostinho, que a bênção já saiu de nossa boca quando nos pomos a cantar louvores. Cantamos por um tempo e ficamos em silêncio; mas: podem nossos corações ficar silenciosos diante da bênção do Senhor?
Por isto, quando estamos na igreja e cantamos um hino, nossas vozes entoam louvores a Deus como podemos; quando deixamos a igreja, deixemos nossas almas louvar a Deus. Quando estamos envolvidos no trabalho de cada dia, deixemos nossas almas louvar a Deus. Quando estamos comendo, lembremos do que disse o apóstolo: `Seja no comer e no beber, faça tudo para a glória de Deus'. (...) Quando estamos dormindo, deixemos nossas almas louvar a Deus. Não deixemos que pensamentos ruins surjam; não deixemos que a maquinação do roubo se forme; não deixemos que os planos voltados para o erro nos envolvam. Que a nossa inocência enquanto dormimos seja voz das nossas almas. (Agostinho - tradução adaptada)

2.3. O pecado nos impede de vermos os benefícios de Deus.
De fato, só podemos ver os benefícios do Senhor se tivermos consciência de nossos pecados. (Agostinho)

2.4. Tendemos, erroneamente, a nos lembrar apenas dos benefícios grandiosos (espetaculares). [Digressão: nossa época é a do espetáculo e acabamos querendo um Deus espetacular, um culto espetacular. Só não queremos um compromisso espetacular...]
O salmista nos recomenda a lembrar de todos, não esquecendo nenhum, nem aqueles que Zacarias chama de “humildes começos” (Zc 4.10).
Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel; esses são os sete olhos do SENHOR, que percorrem por toda a terra.

3. SOMOS ABENÇOADOS POR DEUS QUANDO RECONHECEMOS A SUA MISERICÓRDIA PARA CONOSCO (3-16)

Antes de pedirmos uma bênção a Deus, lembremos que já nos abençoou.

3.1. O salmista nos traz à memória o quanto Deus é misericordioso, para reforçar o convite a que nós o abençoemos (3-12)
. Ele olha para sua experiência pessoal (3-5) e vê que tudo o que era e tinha vinha de Deus:
— a salvação (3a - perdoando as iniqüidades);
— a força para vencer sua tendência para o mal (3b - curando as enfermidades, isto é: o perdão remove o pecado, mas não remove nossa tendência para o pecado);
— o livramento da depressão espiritual (4);
— a prosperidade material (5a - entendida como o suficiente para a vida);
— o vigor físico em meio a/depois da experiência da fraqueza (5b)

. Ele olha para a história do seu povo (da nossa igreja, da nossa família, podemos dizer) por meio da Bíblia (6-7) e nota que a sua justiça é radicalmente diferente da nossa:
— Ele é paciente (8 - sem a nossa pressa de fazer justiça...);
— não guarda (alimenta) as tristezas que lhe trazemos (9);
— não usa o nosso método (justiça retributiva) de fazer o bem (10-12).

Esta contemplação nos tira o medo do fracasso e põe em nosso lábio o louvor completo.

3.2. O salmista nos mostra que a bênção de Deus é sempre imerecida (14-16)
A descrição, perfeita descrição, que o salmista faz de nós não deixa dúvida que não merecemos ser abençoados por Deus. Antes, pelo contrário.
Embora nós sejamos o que sejamos, ou talvez por isto, ele nos faz justiça (a sua, não a nossa): isto é: Ele nos abençoa.
Logo, não é algo que possamos merecer, que possamos planejar, que possamos conquistar.

4. SOMOS ABENÇOADOS POR DEUS QUANDO NÓS O TEMEMOS (17-18)

Cumprimos o pacto que fizemos um dia com Deus, não recordando o pacto, pela memória, mas vivendo-o. Não basta conhecer (sentido racional), é preciso pôr em prática (sentido existencial) a aliança.

4.1. O salmista nos mostra que precisamos ir além da memória (18)
Não basta contemplar as ações de Deus em nossas vidas, na historia e na natureza. Precisamos transformar a memória em algo que invada o nosso ser por inteiro.

4.2. De nós só é pedida a fé, para sermos abençoados (17)
Uma certa teologia do pacto diz que, se cumprirmos a nossa parte no pacto com Deus, Ele cumprirá a sua parte. No entanto, só precisamos temer ao Senhor. A fé não é uma cara diferente para as obras. A fé (abandono de si mesmo, negação de si mesmo, temor ao Senhor, etc.) é muito difícil; a obra (ação humana) é fácil.
[EXCURSO: Não estamos nós colocando a fé em segundo plano (isto é: em plano nenhum), contentando-nos apenas com as obras. Não pode ser o nosso culto (este culto que prestamos a Deus) uma forma de obra? — DESENVOLVER ]
O culto deve ser uma experiência de vida e não um intervalo em nossas vidas.

, “se você não trouxe Deus de casa, não vai encontrá-lo na igreja”.
Se o culto for uma expressão do seu bendizer a Deus, você o encontrará aqui, porque O trouxe consigo. O culto não é uma obra; é uma experiência de fé.

( primeira conclusão )

A bênção não é uma troca entre Deus e homem. Deus não faz negócio com o homem.
A bênção não é uma conquista humana, mas uma dádiva de Deus.
“Grita com tua voz, se há alguém para ouvi-la; cala tua voz, se não há ninguém para te ouvir. Nem sempre há quem que queira ouvir o que vai dentro de ti” (Agostinho)

NUNCA DESISTA DOS TEUS SONHOS

Texto Bíblico:

(Jó 14.7) “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.


1. MOTIVOS DA FALTA DE ESPERANÇA

* É não querer deixar o pecado - Êxodo 32.9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

* É ser insensível a repreensão - Provérbios 29.1 O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

* É não crer nos juízos divinos - Provérbios 19.29 Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos.

2. QUANDO AINDA RESTA A ESPERANÇA

* Ele nos sustenta pela sua soberania - Sl 66.9 Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés.

* Ele é fiel com as suas promessas - Mt 28.20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

* Ele tem alianças com aqueles que crê - Números 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

3. PORQUE DEVEMOS TER ESPERANÇA

* Porque Ele é um Deus de misericórdia - Lamentações 3.22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

* Porque Ele é um Deus de maravilhas - Sl 40.5 Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.

* Porque Ele é um Deus que nos atende -: Sl 40.1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

ESCOLHA: ARREPENDIMENTO OU CONDENAÇÃO
Texto Bíblico: Isaías 1.18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
1. DEUS CHAMA PARA RACIOCINAR COM ELE
* Só Ele tem o poder de lançar a alma no inferno - Lucas 12.5 Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
* Só Ele tem o poder de curar e perdoar o pecador- Mateus 9.6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
* Só Ele tem o poder de tornar a maldição em benção - Levítico 26.9 E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
2. DEUS QUER MOSTRAR O MAL DO PECADO
* O mal do pecado marca a alma como um tintura - Isaías 1.18a...Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve;
* O mal do pecado suja a alma como uma mancha - Isaías 1.18b...ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
* O mal do pecado penetra na alma para não sair - Marcos 7.23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
3. DEUS TEM O REAGENTE QUE REMOVE O MAL
* A remoção desse mal tem inicio pela conscientização - Lucas 15.17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
* A remoção desse mal se efetua pelo arrependimento - 2 Coríntios 7.9 Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma
* A remoção desse mal vem pelo desejo de purificação - Salmo 51.7 Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

SINTOMAS DE UM CORAÇÃO DOENTE

Texto Bíblico: Oséias 10.2 O seus coração é falso; por isso, serão culpados

1. IDENTIFIQUE AS CAUSAS DA DOENÇA
* A base da sua fé é mais as obras do que a graça -
Tiago 4.6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
* O meio da sua fé é mais o mundo do que o Senhor -
I João 2.15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
* A visão da sua fé é mais o terreal do que Jesus -
Colossenses 3.5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
2. IDENTIFIQUE OS EFEITOS DA DOENÇA
* Não amar a Deus na sua totalidade -
Marcos 12.30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
* Não adorar a Deus com sinceridade -
Tiago 4.5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
* Não servir a Deus com fidelidade -
Mateus 6.24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
3. IDENTIFIQUE OS REMÉDIOS DA DOENÇA
* Se esforçar em render mais para o Senhor -
Josué 1.9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
* Se conscientizar e lutar para continuar salvo -
Mateus 11.12 E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
* Se doar mais pois o Senhor se deu totalmente -
Tito 2.14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

Nenhum comentário: